Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nos anos
de 2013/2014, na Rede Municipal de Educação Infantil de Campinas/SP, para
compreender como se construiu o
perfil profissional do (a) Monitor(a)/ Agente da
Educação Infantil, como se vê e se entende no contexto educacional
com relação a sua profissionalidade. Considerando as diferentes dimensões
e caracterização do exercício da função que ocupam os educadores nas creches, o
objetivo principal deste estudo é
buscar aproximações, a partir do processo histórico, da organização
da rede municipal de educação infantil de Campinas e
a percepção Profissional dos educadores de creche sobre sua atuação. Na organização administrativa da Rede
Municipal de Educação, desde que as creches passaram para responsabilidade da
Secretaria da Educação em 1989, existem dois cargos ocupados por profissionais,
responsáveis direto pelo cuidado e educação das crianças, diferentes na
carreira o que vem gerando conflito profissional e pessoal. O interesse por este
estudo surgiu a partir da experiência profissional de 15 anos de trabalho e do estágio realizado na Escola de Educação
infantil, onde se constatou muito discurso sobre cuidar educar como prática indissociável, mas no trabalho cotidiano, não
foi o observado. Surgiu também da luta e da organização das monitoras/agentes
de Educação Infantil, por reconhecimento, formação, valorização e carreira. É uma pesquisa qualitativa pois a fonte de
dados foi o ambiente natural, e a
investigadora foi o instrumento principal na coleta de dados, se constitui
como pesquisa exploratória pois têm como
objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, a partir de levantamento
documental e pesquisa bibliográfica. Pretende-se também, que seja uma pesquisa
explicativa, visto que terá uma preocupação em identificar fatores que
contribuíram ou determinaram a ocorrência do problema e apontar possíveis
hipóteses pra discussão.
Palavras
- chave: Educação Infantil, cuidar-educar, formação, valorização profissional.
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