sábado, 16 de novembro de 2013

Resumo do TCC


Este trabalho é  resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2013/2014, na Rede Municipal de Educação Infantil de Campinas/SP, para compreender  como se construiu o perfil   profissional do (a) Monitor(a)/ Agente da Educação Infantil, como se vê e se entende no contexto educacional com relação a sua profissionalidade. Considerando as diferentes dimensões e caracterização do exercício da função que ocupam os educadores nas creches, o objetivo principal deste estudo é   buscar aproximações, a partir do processo histórico, da organização da rede municipal de educação infantil de Campinas e a percepção Profissional dos educadores de creche sobre sua atuação.  Na organização administrativa da Rede Municipal de Educação, desde que as creches passaram para responsabilidade da Secretaria da Educação em 1989, existem dois cargos ocupados por profissionais, responsáveis direto pelo cuidado e educação das crianças, diferentes na carreira o que vem gerando conflito profissional e pessoal. O interesse por este estudo surgiu a partir da experiência profissional de 15 anos de trabalho e  do estágio realizado na Escola de Educação infantil, onde se constatou muito discurso sobre cuidar educar como prática  indissociável, mas no trabalho cotidiano, não foi o observado. Surgiu também da luta e da organização das monitoras/agentes de Educação Infantil, por reconhecimento, formação, valorização e carreira.  É uma pesquisa qualitativa pois a fonte de dados foi  o ambiente natural, e a investigadora foi o instrumento principal na coleta de dados, se constitui como  pesquisa exploratória pois têm como objetivo proporcionar maior familiaridade  com o problema, a partir de levantamento documental e pesquisa bibliográfica. Pretende-se também, que seja uma pesquisa explicativa, visto que terá uma preocupação em identificar fatores que contribuíram ou determinaram a ocorrência do problema e apontar possíveis hipóteses pra discussão.


Palavras - chave: Educação Infantil, cuidar-educar, formação, valorização profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário